CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO EM LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Com organização curricular diferenciada em relação à tradicional grade de disciplinas em compartimentos estanques, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa almeja a avanços no sentido do desenvolvimento de um programa visando à atualização e especialização dos docentes dos ensinos Fundamental e Médio.
Assim, visa-se a produzir reflexos positivos dos estudos realizados na atuação profissional dos alunos do curso, incentivando-os a promover experimentos em suas aulas ao longo do curso e, no artigo de conclusão, explorar a aplicação de novas práticas e seu resultado na aprendizagem. 

OBJETIVO GERAL:
Os concluintes do curso, professores atuantes no ensino da língua portuguesa nos níveis Fundamental e Médio, deverão estar capacitados para aplicação de procedimentos relacionados ao ensino produtivo, com ênfase na ampliação das habilidades lingüísticas, a partir daquelas já dominadas pelos alunos, e no aprimoramento de sua competência comunicativa. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Os concluintes do curso deverão demonstrar: 
haver incorporado a sua prática profissional novos parâmetros na definição de currículos e programas, de acordo com o referencial teórico abordado durante o curso; 
haver incorporado a sua prática profissional métodos e técnicas de ensino inovadoras, compatíveis com o ensino produtivo e dirigidas ao aprimoramento da competência comunicativa; 
demonstrar fluência na abordagem interdisciplinar do trabalho em sala de aula, interagindo com as demais áreas de conhecimento de forma articulada e integradora; 
produzir material didático visando ao ensino produtivo, enfocando o texto como unidade de análise e a gramática implícita nos textos. 

CARGA HORÁRIA:
A carga horária total do curso será de 360 horas, nelas incluídas atividades presenciais (aulas teóricas) e práticas de aplicação sob supervisão dos professores do curso nas escolas onde os alunos do curso ensinem.
O curso funcionará às quintas-feiras à noite; sextas-feiras à noite (e algumas tardes) e sábados pela manhã, num total de 360 horas/aula. 

DURAÇÃO DO CURSO: dois semestres de créditos; um semestre para desenvolvimento do trabalho de concluão de curso.


AVALIAÇÃO:
A avaliação do desempenho dos alunos do curso resultará de um processo de acompanhamento permanente de suas atividades. Haverá trabalhos escritos (protocolos, resumos de leituras, ensaios e monografias), atividades em grupos (seminários, reuniões de trabalho, aulas expositivas), e oficinas (avaliação de material de ensino, elaboração de material de ensino, aplicação de materiais em aulas reais).
A atividade final do curso constará da apresentação de um artigo acerca do conteúdo estudado durante o curso, com ênfase em aplicação na prática didático-pedagógica dos alunos do curso. Será incentivada a realização de trabalhos que relatem experiências docentes e seus resultados na aprendizagem dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio.
O trabalho terá a orientação de um professor do Curso durante sua realização. O professor-estudante o defenderá diante de uma banca examinadora composta por três professores, dos quais pelo menos um convidado.
A nota mínima para aprovação é sete, tanto nas disciplinas quanto na defesa do artigo. 

REQUISITO PARA PARTICIPAR DO CURSO:
Ser portador de diploma de Curso Superior de Graduação em Letras ou áreas afins.
O curso é direcionado a professores da rede particular, estadual e municipal de ensino, além de graduados em Letras, mesmo que não estejam atuando em escolas. 

CERTIFICAÇÃO:
Ao concluir o curso, o aluno receberá um certificado de conclusão com validade nacional, emitido nos termos da Resolução CES 1/2001 da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação.